segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Dr. Google não existe.


Depressão (atualmente) Ou Não? 

Ontem ouvia a Band News FM (Rio) — tem um ótimo programa chamado “humanamente” falando sobre tristeza e depressão, a diferença de um estado (emocional) para o outro e as maneiras de tratamento — muitas vezes diagnosticado de maneira erronia, levando a piora de um quadro de depressão.

Conheço algumas pessoas que vivem tomando medicamento para depressão. Gente que não sei se pegunto se 'tá tudo bem' ou se ela 'tá medicada'. (?)
Conheço os autodiagnosticados pelo “doutor Google” — eles têm: TDAH, bipolaridade, ansiedade, panico, etc.
Solução? Sempre a moleta da “droga química”, os tarja preta — uns viciantes e outros desapegados depois do “desmame”.

Não vou e nem quero me aprofundar em um assunto sensível como esse. Algo que requer um diagnóstico sério de um profissional (responsável) da saúde, não pode ser tratado de qualquer jeito.

Durante o programa, o médico falava do aumento de casos de ansiedade, depressão pós-pandemia.

Isso me levou a analisar o que ouvi e comparar com o meu dia a dia.

A realidade de um homem/mulher 'donos de casa', chefes de família — se com sorte — empregados.
Como não viver ansioso, triste, ou mesmo deprimido, trabalhando muito, recebendo pouco e tendo pessoas para cuidar e coisas a fazer?

Pessoas comuns tem mesmo que sofrer transtorno(s) mentai(s). A dura realidade da vida de quem inicia a base da piramide social é desafiadora.
Deslocamento para o trabalho — ida e volta; o trabalho (subemprego); o chefe (patrão); a cobrança em casa; marido; mulher; filhos…

Nossa, quanto pressão e aditivos (gatilhos) para desenvolver doença mental… Sem esquecer a P0RR4 da genética “ruim”.

O ideal é levar a sério a vida, os sentimentos - sem usar um site de busca como "médico", tão pouco se deixar levar por uso abusivo de antidepressivos e outros psicotrópicos.
Não abrace o primeiro diagnóstico e nunca - NUNCA - se dê por refém ou escravo da situação.

Uma vida de boas práticas (atividade), atitudes positivas, pode não ser formula mágica, mas talvez receita de um bolo... torta... pudim 




Em tempo...

Me sinto muito forte psicologicamente, passei por momentos difíceis em 2023 e consegui manter o equilíbrio, a sanidade — a fé resiliente.
Como a letra do refrão da música do - grande - Belchior.

Sujeito de Sorte

"Tenho sangrado demais, tenho chorado pra cachorro
  ano passado eu morri, mas esse não eu não morro..."





Só tenho a agradecer!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irrelevância, é a Herança de Quem Envelhece

Desde a morte de Pelé (o rei do futebol) me pus a pensar. Eu, desde jovem, ficava imaginando como seria o dia em que Pelé partisse — dessa ...

As Mais Lidas