sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Onde a I.A Vai Nos Levar?


A MODERNA POSSIBILIDADE DE NÃO PENSAR


Tenho notado cada vez mais conteúdo sendo criado a partir de A.I (Artificial Intelligence) ou se preferir, troque o adjetivo e o substantivo de lugar e teremos a I.A — Inteligência Artificial.
O ChatGPT e seus derivados de I.A estão o mais rápido possível, prontos para serem testados e aprender com o usuário e tornar algumas tarefas fáceis e rápida.


Trabalho com 'Marketing Digital' e tá quase natural recorrer à ferramenta como 'OpenAI' para criar texto, copy e criar a CTA (call-to-action) — chamada para ação.

Creio ser útil enquanto ferramenta, mas se usado todo tempo e na íntegra do uso, perdemos muito do nosso espaço criativo ao mesmo tempo que “congelamos” o intelecto natural.

As pessoas estão ficando preguiçosas e deixando de usar a poderosa ferramenta — inata — em nós, a inteligência (o cérebro).
Estava assistindo um vídeo no YouTube onde um jovem dava a dica de como criar postagens para um blog a partir do 'Chat GPT' — usando os comando (scripts) certos, você pode mandar a I.A escrever sobre qualquer assunto.
Para completar, o jovem ainda disponibilizava o link de um site (ferramenta) que analisa o texto e indica trechos em que pode ser detectado plagio.

— Fantástico… Assustadoramente, fan-tas-ti-co!!!

Quer dizer, caminhamos para um futuro onde a “opinião” da máquina será adequada as características do seu usuário, nem mesmo importará o que de fato ele pensa ou quer.

Assustador!





Em tempo…

Doutora Deolane — a influencer, foi presa (04) nessa quarta-feira. Não me espanta o que ela tenha feito, se é que fez ou mesmo do que está sendo acusada — afinal não tenho nada com a vida dela ou de ninguém, mas…
Essa “influencer” influencia alguém no quê, em que e para quê?
Quase não acreditei quanto li que ela tem mais de 20 milhões de seguidores no Instagram.
Curioso com a quantidade de fãs da doutora, resolvi visitar a rede social da moça — não tem nada de relevante.
Postagens onde ela ostenta joias, roupas, carros e casas — nada que valha 30 segundos do (precioso) tempo de alguém que porte algum intelecto útil.

Sei que não dá para penalizar o Brasil ou colar aquele rótulo de 'pais em (eterno) desenvolvimento', entendo ser algo mundial.
Esse interesse pela futilidade, conteúdo raso, o vislumbre pela riqueza e a possibilidade de viralizar um vídeo ou coisa parecida.
A realização é estourar, ficar rico rapidamente e nunca mais fazer nada a não ser criar “conteúdo”… sem conteúdo algum.
Ser contratado(a) para vender a ilusão de casino virtuais e rifas para serem sorteadas pela Loteria Federal, total transparência, né não?

ELES (influencers) vendem 1 milhão de bilhetes, mas a Loteria Federal sorteia — até — 99.999 mil bilhetes, ou seja, quem comprou tem 900 mil “chances” de não ganhar P0RR4 nenhuma!

Boa sorte, a "mãe tá on" enjaulada!




Até a próxima!  

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Cair e levantar


Levanta, sacode a poeira e...


Há dois dias tomei uma queda, cai feito uma ‘jaca podre’.

Ao pisar no alpendre da porta escorreguei e fui ao chão, não antes de ralar a testa na madeira e bater o cabeção.
Tenho 3 cães no quintal e eles viram tudo acontecer. Acredite, eles não esboçaram nenhuma reação. Ficaram olhando, sem nem uma lambidinha ou um abanar de rabo para demonstrar ter se importando com o seu dono/tutor/pai e palhaço, estatelado e querendo recobrar forças para levantar.
Eu, enquanto caia no efeito “bullet time”¹, porque gordo cai assim tá!
Olhando para os cães, meus caramelos que às vezes chamo de “os três patetas”² - fiquei tentando imaginar o que se passava na cabeça deles…

Tipo, ‘olha uma baleia terrestre caindo’, ‘será que ele vai quicar?’, ‘caiu e deve sair rolando, tipo Neymar’… (risos).

Claro, é só devaneio de um cara que caiu e levou alguns segundos para entender o que aconteceu e um minuto para levantar.

Mas é sério — fiquei com um ralado próximo à fronte, um calombo quase no meio da cabeça e outro ralado no joelho. Passei o dia com dor na cabeça e depois passei a sentir dor na mão direita, tornozelo, na lombar…

Há muito tempo não tomo um tombo desse, acho que deve ter mais de 15 anos.

Isso me fez pensar na fragilidade de quem vai se aproximando dos 60 anos.

— Melhor idade… Melhor idade é meu cazzo!

Realmente — entendi — a vida começa a acabar aos 50, dai por diante é só para trás. (risos)

Mas como os ‘pentecostais’ dizem: “o cair é do homem, o levantar é de Deus” — embora nunca escrito na bíblia, mas se o pastor deles diz…

 

 

 

Em Tempo.

Quando falo que o Rio de Janeiro não é para amadores…

Um policial (PM) foi preso (3/09) - por quê?

a) — Aceitou propina?
b) — Pegou “arrego” na boca?
c) — Brigou com outro policial?
d) — Fui insubordinado?

Se escolheu qualquer uma das 4 opções — ERROU!!!!

O PM foi preso porque descobriram, ao entregar o serviço/armamento — que o agente de segurança pública que deveria proteger a sociedade na totalidade, incluindo os “coleguinhas” de farda…

Trocou um fuzil da UPP — Adeus Baiana (complexo da Penha), arma nova e funcionando, por um fuzil de numeração raspada e inoperante. O agente foi preso em flagrante.

É tão enojante que não tenho adjetivos que vá fazer jus a esse ser.

 

 

 

Até a próxima! 

 

 

 

¹ Bullet Time: efeito que tornou o filme Matrix um sucesso — o momento em que Neo (Keanu Reeves) desvia das balas em câmara lenta.

² Os Três Patetas: grupo de comédia norte-americano — Moe, Larry e Curly: fizeram muito sucesso na década de 70, e ainda dá para serem vistos na Pluto TV (grátis).

domingo, 1 de setembro de 2024

Horário Eleitoral

Partiu Propagandas...

Ontem (30) sexta-feira, começou a ser vinculada (obrigatoriamente) as propagandas políticas gratuitas, que nós pagamos.

- Isso é democracia sim, tá!

Aqui no Rio de Janeiro, pelo menos no que parece, a disputa pela prefeitura deve se resolver no primeiro turno (graças a Deus) - continuará Eduardo Paes.
Os outros intencionistas em "ajudar" o Rio - povo carioca - não parece muito convincentes nas suas campanhas e essa tática de atacar o candidato que está como mais de 60% de intensão de votos (nas pesquisas) já não parece surtir tanto efeito assim.

Vamos usar um pouquinho de senso intelectual.
Para o povo, a opinião pública o que conta é a obra que aparece, os resultados que mostram maior impacto no dia a dia da população.

Esse papo de que vou acabar com BRTs é - quase - estapear a cara do povão, né não?

No Rio é um dos poucos transportes coletivos que funciona/está funcionando... ainda.
A saúde e educação é um caso a parte - maquiando daqui, dali e jogando uma perfumaria baratinha - o povo ficai qual 'foca de circo'... Plá! Plá! Plá! Plá! Plá!

Agora esse, Pla! Plá! Plá! … Plá! Lembrou certo depoimento de uma mulher que fez onomatopeia do som que ouviu na noite do assassinato do 'esposo'.


"Foram quatro tiros, foram eh... pá pá pá pá e não foram eh... pá pá pá pá pá" - by: Flordeliz


Desculpe-me pela intertextualidade.


Voltando as propagandas eleitorais…

Ficou menos divertido não ter os candidatos a "vereador" falando bobagens em 3, 5 e até 10 segundos. Achava divertido porque os candidatos a câmara municipal são - no geral - pessoas do povo (ou deveria ser) que liam errado ou falavam mexendo os olhos enquanto tentavam ler parecendo naturais.
Os nomes (vulgos) de candidatos, essa era a melhor parte - quer ver alguns de 2024?

Abençoado Nilson, Andinho DJ, Beto Caldeirão, Bibe Motos, CB Benvindo Emilia do Bem, Chicão Pé No Chão (pelo menos sabe usar os pés), Doguinho Zona Oeste e tantos outros...

Confesso que fiquei decepcionado... Gostava mais dos nomes de candidatos do início dos anos 2000, eram mais criativos.

Eu confesso que só tenho a escolha de prefeito e 1 vereador, só.

Os que não tem nenhum candidato como preferido, ou melhor - com propostas verdadeiras, devem buscar nas propagandas e/ou conhecer o projeto de campanha do seu pretenso candidato.

Prometeu Acabar Com a Violência - esquece, segurança é pública, é responsabilidade do governador e governo federal.

Falou Em Destruir o Que Tá Pronto - esquece, essa é uma prática antiga - destruir o que tá pronto ou dando certo e jogando o dinheiro do contribuindo no ralo.

Te Ofereceu Cesta, Churrasco e Outras "vantagens" - esquece, é mais um demagogo que te trata como porco.


Enfim, é isso. Fique atento e faça um bom uso do seu direito democrático do voto obrigatório.




Até a próxima e um começo de setembro maravilhoso!!!


Irrelevância, é a Herança de Quem Envelhece

Desde a morte de Pelé (o rei do futebol) me pus a pensar. Eu, desde jovem, ficava imaginando como seria o dia em que Pelé partisse — dessa ...

As Mais Lidas