segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Antes bem acompanhado, que só

 


Quem convida dá o banquete

Fui criado com algumas privações, característica da dificuldade dos anos 70, mas não fui criado com “miséria”... mesquinharia.
O comportamento das pessoas e suas atitudes peculiares ou mesmo a normalidade em seguir o “modismo” difundido no convívio social, de hoje — confesso que me causa incomodo/desconforto.

Na minha casa (eu e minha mulher) recebermos todos e cuidamos para as pessoas terem uma experiência de receptividade — sentirem que chegaram bem 'chegadas'.
Quando convidamos alguém ou se recebemos os que surgem do nada (coisa que detesto). NUNCA cobramos nada, ou melhor, às vezes pedimos para que tragam refrigerante, porque não temos hábito de consumir.

O mínimo que “espero” (força de expressão) é que haja reciprocidade daquele que convivem mais intimamente conosco.
Acho GROSSEIRO escalar pessoas para fazer “vaquinha” para comemorar algo ou fazer churrasco.
Ora, quando fazemos e convidamos oferecemos o nosso melhor — aqui não se come carne que não seja maturada, a melhor cerveja e excelente acompanhamento, temos até sobremesa.

Damos o nosso melhor, nas nossas condições — mas não constrangemos ninguém fazendo rateio.

Lógico, quando não temos, essas condições, não fazemos nada, não começamos nada que dependa dos outros.
— Seria constrangedor.

Para não parecer radical, até aceito que a pessoa que me convida peça para que eu leve a minha bebida preferida - beber Itaipava não, né?

Não faça uma festa, churrasco ou até mesmo um almoço se não consegue bancar.





Em tempo…

Quando você é bem recebido na (minha) casa de alguém, recebe atenção, é deixado a vontade. Tenha a decência de retribuir da mesma maneira — receber um convidado com cara de “COOL” não é legal, uma vez até pode passar despercebido, mas se repetindo… nem dá para disfarçar.

Enfim, é assim — da vida.
Não aceito mais convite e nem convido mais.





Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irrelevância, é a Herança de Quem Envelhece

Desde a morte de Pelé (o rei do futebol) me pus a pensar. Eu, desde jovem, ficava imaginando como seria o dia em que Pelé partisse — dessa ...

As Mais Lidas