quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Apropriação cultural



Apropriação cultural

Outro dia estava ouvindo um ‘trap’ – meu sobrinho tem estúdio e alguns trap gravados. Um jovem me observava e cochichava na orelha de outro jovem, olhava para mim e ria. Apesar de ser quase sessentão, sou um cara tranquilo e bem sacana.

Em uma ida ao banheiro tinha que passar em frente a mesa deles, parei e disse:

- Estão achando estranho um coroa ouvindo trap, né?

Riram e responderam que não era isso, apesar de parecer estranho mesmo. Era que achavam engraçado um cara branco (sou pardo) curtindo um ritmo negro, que isso tava mais para apropriação cultural (?)

Bom, perguntei se eles sabiam a origem do Trap (?)

Disseram que era uma das vertentes do rap, mas nada.

Resolvi expor meu conhecimento... disparei:

- O Trap é um subgênero do rap – hip hop – criado por um rapper de pele “branca”, conhecido (muito conhecido) como DJ Paul (Paul Willian).

Olhos arregalados... Imagina dois “garotos” de boca aberta... Logo ouvi saiu um: “olha o coroa...”

Aí fui para a parte de “apropriação cultural”, já pensando.
Daqui há tempo, por ser pardo, vou ter que – só – escutar música clássica – rock (uma farofa americana que vem do blues, jazz, country e sabe mais do que) e qualquer coisa que não “ofenda” a etnia que copos aquele estilo musical – Deus, onde vamos parar?

Sentei a mesa deles e começamos conversar e tratar essa coisa de sensibilidade de culturas e o que pertence e vem de quem.

A conversa foi descontraída e acabamos fazendo amizade, ganhei o respeito dos jovens e a admiração por saber (nem tanto) muita coisa.
Na verdade, tenho anos de cultura inútil, mas que às vezes me salva e ajuda.

Minha opinião:
A música é uma das mais puras e democráticas artes, desde sempre. Não cabe a ninguém tentar dizer o que alguém pode ouvir ou não. Ainda mais se for pela cor da pele.
Como escrevi lá em cima, o “rock” é uma “mistureba” de blues/jazz/folk/country
Música clássica – brancos – europeus
Nosso samba – negros – influência da cultura africana
MPB – mistura de todos – um estilo musical surgido na década de 60, bem como a Bossa Nova – anterior a MPB, um estilo musical mais elitista.

Enfim a música é uma forma de expressão que nos liberta de pudores e por ser TÃO livre e libertadora não cabe ser reivindicada por quem quer que seja ou se ache por SER algo.

Apropriação cultural... é o C4R41H0!

#porummundosemafetacao #musicauniversal #musicanosfaziguais #musicanaotemcor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irrelevância, é a Herança de Quem Envelhece

Desde a morte de Pelé (o rei do futebol) me pus a pensar. Eu, desde jovem, ficava imaginando como seria o dia em que Pelé partisse — dessa ...

As Mais Lidas