sábado, 3 de agosto de 2024

Brasileiros nos EUA Criticam a Cultura Americana nas redes sociais



Brasileiros nos EUA Criticam a Cultura Americana nas redes sociais - Que Onda é Essa?


Nos últimos meses, uma nova tendência tem ganhado força nas redes sociais, especialmente no TikTok e Kwai. Brasileiros que estão fazendo intercambio ou mudaram para os Estados Unidos, sonhando viver o “American Dream”, estão usando essas plataformas para compartilhar suas experiências e, muitas vezes, criticar a cultura americana. Essa é a nova onda, vídeos fazendo comparação ou achincalhando a cultura do norte-americano.

O TikTok e o Kwai são plataformas, as mais populares entre os jovens brasileiros. Com suas interfaces amigáveis e a possibilidade de criar vídeos curtos e dinâmicos, essas redes sociais conquistaram milhões de usuários. No entanto, recentemente, esses aplicativos viraram palco para: a crítica cultural.

Okey, tudo bem... Todos temos direito a uma opinião, mas sem praticar grosseria confrontando hábitos de cultura e povos diferentes.

Passei uns meses na Flórida, Pompano Beach - Cidade cheia de latinos, bem família e amigos. Conheci americanos, sim, mas tratei de maneira natural – até porque meu inglês é péssimo. Me surpreendi com alguns hábitos (estranhos para mim), mas agi de forma natural, afinal sou carioca e acostumado a ver coisas estranhas e perturbadoras.

Não criar falsas expectativas é o primeiro passo para quem decide morar nos Estados Unidos. Os desafios são muitos, principalmente cultural e social que nem sempre são fáceis de lidar. Desafios como diferença no estilo de vida e, até questões mais profundas, preconceito e dificuldade de adaptação.

Críticas à Cultura Americana

Vídeos postados no TikTok e Kwai, é comum ver brasileiros criticando aspectos da cultura americana. Alguns dos pontos mais mencionados:

Individualismo: brasileiros sentem falta do senso de comunidade e coletividade que é mais presente no Brasil.

Comida: alimentação nos EUA é frequentemente criticada por ser menos saudável e mais industrializada.

Saúde: o sistema de saúde americano - saudade do SUS* - é uma das coisas mais perturbadoras e assustadoras, muitos brasileiros destacam a dificuldade de acesso e os altos custos.

Além das críticas, esses vídeos também fazem comparações entre os dois países. Alguns brasileiros destacam aspectos positivos do Brasil, como a hospitalidade e a alegria do povo, enquanto outros apontam para as vantagens de viver nos EUA, como a segurança e as oportunidades de trabalho.

O Impacto nas Redes Sociais

Muitos apoiam o que é postado e outros se intimidam com algumas postagens, fato é: não se engane tiktokers e Kwais das redes – o Tio Sam está de olhos e ouvidos abertos senhores e o Green Card pode virar “Drean Card... Unattainable”.
Alguns usuários (dessas redes) apoiam as críticas e se identificam com as experiências compartilhadas, outros defendem a cultura americana e criticam os brasileiros por não se adaptarem. De toda e qualquer forma, as redes sociais que podem ser um espaço poderoso para o diálogo intercultural, também é um abismo aberto para essa xenofobia inconsciente e recíproca.

Para finalizar, como disse Stephen Hawking: "Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança."


(*) Se for como turista não viaje sem um seguro saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irrelevância, é a Herança de Quem Envelhece

Desde a morte de Pelé (o rei do futebol) me pus a pensar. Eu, desde jovem, ficava imaginando como seria o dia em que Pelé partisse — dessa ...

As Mais Lidas